Clique e saiba mais

Departamento de Esportes Departamento de Esportes

II Mostra Cultural

III Mostra Ciencias (1) III Mostra de Ciencias (1)

III Mostra Ciências

III Mostra Ciencias (1) III Mostra de Ciencias (1)

#

Compartilha Titulo da Imagem

Flor do Lácio, Sambódromo à Poesia de uma Língua

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TEMA 4 (SALA 03)

Professor Flávio Mello[1]


Nossa Feira Cultural teve como tema central o continente africano, uma de minhas paixões, vale lembrar que estudo poesia africana e afro-brasileira,e sempre levo para os alunos um pouco da poesia do Magnífico Continente.

Tendo como base a Lusofonia (países africanos que tem como língua materna o Português), os alunos e eu, isso já no começo do ano, quando ainda administrava apenas minha sala de coordenação, o 3º Ano do Ensino Médio, decidimos usar como estrutura básica a grade obra do poeta português Camões, Os Lusíadas, e fizemos da viagem de Vasco da Gama o alicerce para delinear toda nossa feira. E foi o que se deu.

A partir dessa ideia concentramos todos nossos olhares aos países que falavam a língua portuguesa, sem excluir Portugal o inicio de tudo e o Brasil. Descartamos os países que estavam fora do continente africano como Timor Leste por exemplo.



Levamos para a sala onde seria feita nossa instalação uma verdadeira feira livre, onde cada barraca seria um país, onde seria exposto seus costumes, riquezas e a cultura.

Essa feira livre teve inicio com a primeira barraca representando Portugal, passando por Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e, por fim, Brasil (todas elas apresentadas pelos alunos que fizeram as pesquisas sobre cada pais).

No centro de nossa feira montamos uma enorme maquete onde estava representada a viagem feita pelos portugueses.


Fiquei muito feliz com o resultado, os alunos e eu, percebemos que os pais saiam satisfeito com o que apresentamos, e o que mais me agradou é que os alunos, mesmo com todas as dificuldades que tivemos, conseguiram se munir de informações suficientes para a execução da nossa instalação lusofônica.


[1] Literatura, Língua Portuguesa e Escrita Criativa.