VIII Feira Cultural - Colesan
O Colégio Santo André no final do ano de 2010 trouxe algo novo para sua já tão conhecida Feira Cultural, ou deveríamos chamar Mostra Cultural, aproveitando o termo tão em uso nos últimos dias, e muito bem lembrado pelo Sr. Paulo (Mantenedor) em uma das conversas que tivemos no dia da apresentação.
O Colégio e os professores decidiram propor algo inovador e audacioso, dado às circunstâncias, pois mexer no tradicional nunca é uma tarefa fácil, mas se debruçaram com entusiasmo, as feiras anteriores era administradas pelo professor com sua sala de coordenação, esse ano isso não aconteceu.
Foram propostos aos alunos diversos temas, todos eles girando em torno do continente africano, após apresentada cada proposta aos alunos, que não sabiam que professor ou professora estava ligado ao tema escolhido, isso só foi revelado depois, o mesmo votava em cinco categorias em que gostaria de trabalhar. E assim foi feito.
O passo seguinte foi os encontros que eram marcados, esporadicamente, devido ao escasso tempo no calendário, nesses encontros era trocadas as experiências de cada aluno e professor, ideias etc.
A confecção da feira se deu na semana que antecedeu o evento, os dias foram, todos eles, dedicados a montagem e criação das instalações (como podemos ver em algumas fotos), uma vez que as salas de aulas ganharam proporções gigantescas desde excelentes maquetes até interiores de cavernas e agencia de turismo. Todos os grupos foram excepcionais, prova disso forom os comentários que a Direção do Colégio coletou durante a Mostra.
Ficou muito claro que o trabalho desenvolvido pelos professores, e a ideia de juntar os alunos de diferentes turmas, foi muito valioso, principalmente no quesito igualdade, uma vez que, feiras anteriores apenas os alunos do Ensino Médio se sobressaiam nos trabalhos. O tempo da heterogeneidade acabou, que venha a união de nossos povos, divididos em seus clãs (salas de aulas) e cada qual mostrando o que tem de melhor. Assim como foi apresentado ao publico na nossa VIII Feira Cultura.
Segue abaixo os temas apresentados:
ÁFRICA: A MÁGIA DE UM CONTINENTE - TEMA 01: (SALA 3)
Professora Sueli de História e Geografia
EGITO: O ENIGMA DE UMA CIVILIZAÇÃO - TEMA 2: (SALA 01)
Professora Cristina de Química
O MUNDO ÁRABE: TEMPERANDO A HISTÓRIA COM SUAS CORES - TEMA 3: (SALA 05)
Professor Aparecida de Língua Portuguesa e Literatira
CULTURA E ARTE MILÊNIOS DE HISTÓRIA - TEMA 5: (SALA 09)
Professora Ariane de História, Filosofia, Sociologia e Artes e Comunicação
OURIVES DA TERRA: DO RÚSTICO AO LAPIDADO - TEMA 6: (SALA 07)
Professora Rosimeire Mello de Biologia
APARTHEID: BRANCO COM NEGRO NÃO SE MISTURA - TEMA 7: (SALA 12)
Professores Ricardo (Matemática) e Robson (Matemática e Física)
SALA TEMÁTICA: O GRAFFITE - TEMA 8: (SALA 4A)
Todos os professores
A FORÇA E A RESISTÊNCIA DO POVO AFRICANO - TEMA 9: (SALA 11)
Professores Silvana e Jair de Educação Física
UM CONTINENTE: VÁRIAS SÃO SUAS CORES DIFERENTES SÃO SEUS CREDOS, MUITAS SÃO SUAS LÍNGUAS. - TEMA 10: (SALA 10)
Professoras Glaucia e Vânia de Língua Inglesa e Suelen de Língua Espanhola
Por Flávio Mello
Segundo semestre de 2010